quarta-feira, 2 de março de 2011

INTERAGINDO

Como vocês viram no post anterior, falamos um pouco do que de fato é uma rede social. Nas pesquisas que fiz para conseguir trazer algo legal para quem esta acompanhando nosso blog, me deparei com diversas definições de rede social, dentre elas destaco esta:


"Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns." ( Wikipédia)

Embora as redes surjam com objetivos diversos (profissionais, políticos, de relacionamento dentre outros), elas têm a função principal de conectar pessoas. Conectar pessoas, independente de fronteiras territoriais ou linguísticas. Conectar pessoas com objetivos específicos. Conectar pessoas. Trazer interatividade.

Rede social sem interatividade não é rede social, uma vez que necessita exatamente da interação dos seus usuários com ela e assim, fazer seus usuários interagirem entre si.

A interatividade, portanto, que uma rede social oferece ao seu usuário é a razão principal dessa avalanche de redes sociais existentes hoje no mundo virtual. O poder de interagir com uma ou todas as pessoas de sua rede a qualquer momento não somente traz a sensação de prazer para seus usuários, como também os tornam escravos daquilo. Você, usuário de qualquer rede, precisa acima de tudo estar conectado.

Conectar-se para se informar. Sejam estas informações banais ou não, os usuários sentem a necessidade de se informar. Quando falo informação, não só me refiro às informações "construtivas" as quais fazem alguém ser intitulado de "culto (a)". Penso no banal uso de uma rede social em que pessoas se conectam para saber da vida de outros ou até mesmo ver fotos alheias. Vale ressaltar que não me retiro deste grupo de pessoas, muitas vezes me pego fazendo isto... E quem não faz? Que atire a primeira pedra ou diga logo que não é vinculado a NENHUMA rede social (rs). Acredito que uma rede social virtual nada mais é do que o retrato da vida real, o interessante disto tudo é conhecer, aprender. E não se bitolar a isto, usá-la a seu favor e não ser usada por ela.

É isso por hoje gente, espero que tenham gostado...volto em breve! Mas antes que eu esqueça segue minha apresentação:

Renata Freitas, 22 anos, estudante de publicidade, amante do verbo conhecer. Apaixonada por conhecer pessoas, outros mundos, outros universos. USUÁRIA (com todas as letras) de algumas redes sócias, e literalmente viciada nisto. Cada vez mais intrigada, por entender o poder que elas têm sobre nós, mas altamente entusiasmada em descobrir todos os poderes que ela traz à publicidade (meu futuro ganha-pão rs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Socialize! Seu comentário é mais que Bem-Vindo :D