quinta-feira, 10 de março de 2011

TRENDING TOPICS


Como bem já sabemos o twitter é o queridinho das empresas se tratando de mídias sociais, mas está nos Trending Topics significa muito mais, e nós veremos por que ;)

Ter a marca de uma determinada empresa ocupando um lugar na lista irá garantir que os maiores nomes da publicidade, jornalismo mundial, blogs, internautas e curiosos olhem diariamente, além de despertar a curiosidade aos que queiram saber o por que de determinado nome está lá, afinal quem quer ficar de fora das tendências.


A lista chega a ser tão importante que na maioria das vezes define muito das noticias que nós só veríamos nas próximas horas, dias ou semanas na mídia tradicional e online.

"A idéia é fantástica acrescenta mais opções de monetização para o Twitter, que começa a amadurecer de forma incrível tornando-se uma ferramenta praticamente indispensável para quem quer se manter informado e acompanhar tendências."

Não demorou muito para que a publicidade garantisse o seu lugar, a subferramenta do Twitter vem mostrado a sua importância e sugere uma ótima oportunidade de destaque, para as empresas que querem obter um retorno palpável sobre seu investimento.

Vou lembra-los de alguns casos que já estiveram na lista, entre eles há publicidade, notícias e polêmicas:


>> Casos como a morte do Michael Jackson, o torneio de Wimbledon, a Copa das Confederações, e as famosas eleições do Irã, são uma pequena amostra de casos de tendências que duraram semanas.

>> No dia 31 de junho a empresa MoonFruit começou uma campanha que prometia dar 10 MacBooks Pro de 13″ (recém lançados) aleatoriamente para quem colocasse a tag #moonfruit ao final de suas mensagens no Twitter.

A promoção tomou medidas descomunais e hoje, eles divulgaram que estão finalizando a promoção com 7 dias, ao invés de 10, devido ao grande impacto que houve no Twitter.

O #moonfruit foi parar nos Trending Topics durante alguns dias superando outros eventos de maior importância.

O Twitter retirou o #moonfruit dos Treding Topics e isto abre todo um precedente para discussão a respeito de qual será o limite para o marketing online utilizando o Twitter como ferramenta.

A própria MoonFruit propôs em um de seus textos que num futuro próximo, o Twitter explorasse as tendências comerciais e as tendências normais, dando uma abertura para Trending Topics específicos para empresas e os comuns, que é o que todos estão realmente debatendo sem a preocupação de ganhar um prêmio ou não, trazendo assim, a relevância de volta a palavra “tendência”.

E como não citar o tão famoso e comentado “Cala Boca Galvão”, que foi muito mais que o assunto mais comentado, o título na lista gerou um movimento.

Galvão Bueno, famoso narrador e radialista brasileiro, foi feito vítima de uma grande fenômeno do Twitter quando milhões de usuários o mandaram calar a boca durante a abertura da Copa do Mundo de 2010. O fenômeno logo virou uma piada mundial.

Inicialmente, os usuários do twitter em outros países pensaram que o “CALA BOCA GALVÃO” tratava-se de uma campanha no Brasil pedindo proteção a uma ave em extinção. Um usuário do twitter nos Estados Unidos postou: “Galvão é uma ave muito rara no Brasil. CALA BOCA significa SAVE, os brasileiros estão muito tristes porque muitas GALVAOS morrem todos os dias”. E ainda: “CALA BOCA GALVAO, o mundo não pode viver sem esse pássaro!”. Outros perguntaram se era uma campanha da ONG ambiental Greenpeace . E assim o assunto polemizou-se sendo cogitado até como sendo um novo single da cantora Lady Gaga.

A idéia é fantástica acrescenta mais opções de monetização para o Twitter, que começa a amadurecer de forma incrível tornando-se uma ferramenta praticamente indispensável para quem quer se manter informado e acompanhar tendências.”

É isso pessoal, um bj e até o próximo post ;)


Referencias: Admit e GlobalVoices

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