O Marketing viral na Internet pode ser definido como mensagens, com fins promocionais, que são enviadas instantaneamente de usuário para usuário, trata-se de qualquer estratégia ue encoraje um indivíduo a passar uma mensagem para outro(s), criando o potncial para crescimento exponencial de exposiçõ e influência desta mensagem. O marketing viral é uma consequência natural de qualquer esforço de marca de um site bem apresentado. Se o site for bom, os visitantes encaminharão as notícias a seus amigos e, na maioria das vezes, eles encaminharão essas informações por meio de suas mensagens eletrônicas pessoais.
E aqui vai seis elementos básicos para o desenvolvimento de um Marketing viral:
1. Disponibilização de serviços e produtos de valor, a exemplo de e-mail gratuito, informação interessante e download de softwares.
2. Criação de mensagens curtas e interessantes, fáceis de serem repassadas;
3. Planejamento do método de transmissão de mensagens , iniciando pequeno, mas que de acordo com a resposta, possa aumentar rapidamente, até se tornar grande;
4. Exploração de motivações e comportamentos comuns a um grande número de pessoas;
5. Utilização de redes de comunicação já existentes;
6. Aproveitamento de outros recursos da internet, como programas de afiliação e publicação de realeses sobre o produto ou serviço.
O Marketing viral pressupõe o uso do e-mail, mas pode deixar de ser apenas o envio de spams pelas empresas para seus clientes e passar a ser uma estratégia de comunicação e marketing. Com a utilização dos potencioas de web, o usuário interage com a informação, com o produto e com a marca, deixando o papel de apenas receptor e passando a produtor da mensagem. As empresas que têm utilizado o marketing viral misturando web e e-mail, com público-alvo específic, atingem bons resultados. O marketing viral também é muito utilizado na divulgação de músicas, filmes e games.
Obrigado e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Socialize! Seu comentário é mais que Bem-Vindo :D